O transtorno de escoriação, também conhecido como skin picking (abreviado como SPD), é o ato de coçar, puxar, esfregar, cavar ou apertar repetidamente a pele, sem conseguir interromper este comportamento. Costuma levar a danos visíveis na pele e consequentemente a prejuízos sociais. É mais comum em mulheres e costuma iniciar na adolescência. O transtorno de escoriação pode estar associado a outros transtornos emocionais, sendo os mais comuns os quadros de ansiedade, de depressão, e o transtorno obsessivo-compulsivo.
As lesões causadas por este hábito costumam ter diferentes tamanhos e profundidade. As lesões recentes aparecem como manchas mais avermelhadas, enquanto as mais antigas costumam ser mais escuras. Algumas pessoas fazem uso de instrumentos como tesouras, dedos, pinças e alfinetes para mexer na sua pele, , o que pode causar lesões mais graves e até cicatrizes.
O hábito de mexer na pele costuma ocorrer em situações nas quais o indivíduo sequer se dá conta do que está fazendo, como falar ao telefone, ler, estudar, assistir televisão, deitar na cama, momentos de espera e ao tomar banho. O tratamento desse transtorno geralmente é feito com técnicas de terapia cognitivo-comportamental, embora alguns medicamentos também possam ter algum benefício e ajudar.
0 Comments